OS 10 CREDOS DO MARKETING 3.0 E O RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR

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No livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano”, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o Marketing 3.0 é a definição do futuro do marketing agora “centrado no ser humano”. No Marketing 3.0 o profissional de marketing precisa identificar as necessidades e desejos dos consumidores para ser capaz de orientar as suas mentes, corações e espíritos. Confira a resenha ligada ao relacionamento com o consumidor.

Para resumir o Marketing 3.0, cito os 10 credos que podem ser o caminho ou mesmo a solução para as empresas e os profissionais de marketing acompanharem as tendências do novo consumidor, bem como entendê-los para criar e manter um relacionamento de confiança e parceria:

1) Ame seus clientes e respeite seus concorrentes – “A decisão de comprar e ser fiel a uma marca sofre grande influência das emoções”. Conquistar a fidelidade do consumidor, oferecendo-lhe valor e tocando suas emoções e espírito, além de visualizar a concorrência de forma positiva, pois ao monitorá-la é possível detectar pontos fortes e fracos;

2)  Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar – As empresas precisam fazer mais do que focar a manutenção de marca, precisam estar atentas às mudanças do mercado, do comportamento do consumidor e das questões de ordem global, assim, evita a obsolescência e a perda de interesse por parte dos consumidores;

3)  Proteja seu nome, deixe claro quem é você – No  marketing, a reputação da marca é essencial, principalmente nas  redes sociais, onde os usuários se influenciam, buscam opiniões e comparam produtos antes do processo de compra. “Se dois produtos têm qualidade igual, as pessoas tenderão a comprar aquele cuja reputação da marca for melhor”. Portanto, é preciso que a empresa deixe claro o seu posicionamento, missão, visão e valores;

4)  Um cliente é diferente do outro;  procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você – A empresa não precisa atender a todos, mas é fundamental atender aqueles que estiverem mais prontos para consumir e se beneficiar da compra e do relacionamento;

5)  Ofereça sempre um bom pacote por  um preço justo – Definir preços justos em relação à qualidade para então refleti-la aos consumidores. O preço deve ser adequado à qualidade do produto;

6)  Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas – Explorar os diversos canais possíveis de interação com os consumidores é cada vez mais importante na Era da Informação, com destaque para as mídias sociais;

7) Conheça seus clientes, cultive-os  e conquiste outros – Manter um bom relacionamento auxilia a conhecer melhor as necessidades, desejos, preferências e o comportamento dos consumidores. Devido à maior visibilidade dos diálogos e recomendações entre os usuários, possibilitada pela internet, é importante participar dessas conversas, e interagir com os públicos. A partir daí pode-se criar bons negócios;

8)  Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços – Em qualquer setor do mercado, é essencial servir o consumidor. “Toda empresa é uma empresa de serviço, pois todo produto envolve um serviço” ;

9)  Aperfeiçoe sempre seu processo de  negócio em termos de qualidade, custo e entrega – A qualidade, o prazo de entrega e o preço precisam ser cumpridos em respeito às promessas da marca feitas aos consumidores, fornecedores e parceiros de canal. Aprimorar esses processos de negócios é fundamental para manter a confiança do consumidor;

10) Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final – Valorizar o conhecimento e a experiência acumulada é tão importante quanto avaliar os impactos financeiros de uma decisão.

kotler“O marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais.” (KOTLER, Seminário HSM Marketing 3.0 em Recife. 2012)

Veja a resenha do livro Marketing 4.0.


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