HUMANIZAÇÃO DAS MARCAS: MARKETING H2H – HUMAN TO HUMAN

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Quando se fala em marketing, prioriza-se bastante o número de vendas a partir das estratégias conhecidas como marketing B2C (Bussiness to Consumer) e B2B (Bussiness to Bussiness), voltadas para a segmentação de públicos consumidores finais e parceiros comerciais. Porém, no atual momento de comunicação digital centrado em relacionamentos e valores, aumentou a necessidade de um tratamento mais humanizado por parte das marcas. Bryan Kramer, autor do livro There is no B2B or B2C. It’s H2H: Human to Human, defende uma atitude mais humana das marcas para uma melhor aproximação com o consumidor, por meio de personas carregadas de emoções, por exemplo.

Em meio ao excessivo número de informações que o consumidor recebe ao longo do dia, além da troca de opiniões e recomendações de produto, como conquistar sua atenção e fidelidade? Já se foi o tempo em que as promoções e sorteios do Facebook alcançavam novos clientes, porém de forma efêmera, logo o usuário seria conquistado por outro desconto mais vantajoso da concorrência. O que o consumidor quer? Estude cases nos quais o cliente deseja não apenas ser atendido, mas ter o seu problema solucionado, ter seu ideal social e político compreendido e, assim, ter confiança na marca. Grandes e simpáticas personas parecem ser um bom exemplo de estreitamento de laços em redes sociais.

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É preciso aproveitar as oportunidades de estudo do comportamento do consumidor disponíveis nas mídias sociais e aproximar os valores e ações de marca ao máximo.  Por meio do monitoramento de comentários em redes sociais, por exemplo, uma marca pode personalizar sua comunicação e se antecipar às necessidades compartilhadas. No H2H as emoções ganham destaque em histórias e depoimentos: um vídeo emocionante, um atendimento inusitado pode se tornar um viral altamente elogiado. A colaboratividade, ou seja, possibilidade de participação do consumidor na construção de um produto ou serviço, é um outro caminho do novo marketing.

Por fim, a humanização da marca precisa ser realizada de dentro para fora,é preciso que haja uma cultura interna de respeito e valorização das pessoas. Essa cultura é implantada na construção dos valores de marca e nos treinamentos de funcionários. A partir de metas, o atendimento humanizado pode garantir índices positivos de confiança e de conversões de compra. Uma empresa com relações internas e externas harmônicas tem mais chance de permanecer na memória do consumidor e de alcançar uma boa posição no mercado.

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