6 anos de #portalsac20 e um #ManifestoDoConsumidor

6 anos de #portalsac20 e um #ManifestoDoConsumidor

Portal SAC 2.0 - 6 anos e o Manifesto do Consumidor

 

Hoje é o dia do cliente e o dia em que este projeto, o Portal SAC 2.0, iniciou na rede, completando 6 anos neste ano de 2017. Parabéns aos clientes e consumidores-cidadãos que motivam e inspiram este blog (incluindo a própria autora que encontrou no projeto uma forma de lutar por seus direitos e trabalhar pela satisfação dos demais consumidores). Confira neste post especial um #ManifestoDoConsumidor.

Abaixo, a autora deste projeto, Alynne Cid, tentou fazer um agradecimento especial a todos que fizeram parte ou influenciaram este projeto de alguma forma. E, ao final, compartilha um Manifesto do Consumidor (bem estilo simples e direto do Manifesto Cluetrain), baseado nas pesquisas, vivências e experiências, abrindo espaço para colaborações para ecoar ainda mais a voz e demandas de consumidor de hoje. Embora com dificuldades, a autora pretende continuar a atualizar pesquisas e análises sempre que possível (pautas importantes que, por enquanto, foram apenas apresentados em cursos, como a representatividade, SAC na área pública/gov, consumidor.gov e algumas resenhas de livros), incluindo uma vontade de continuar a pesquisa acadêmica, seja com apoio de instituição conseguindo iniciar um mestrado ou entrar grupos de pesquisa, ou de forma independente, como muitos projetos inicialmente desvalorizados, mas que se tornaram muito relevantes, transformadores e livres na rede.

 

O Portal SAC 2.0 agradece:

  • À FACOM UFPA, com a professora orientadora Carolina Venturini e a banca avaliadora do projeto de TCC que originou este projeto: Lívia Barbosa e Scarleth Ohara. A organização do Intercom Norte pelo convite para ministrar oficina no evento.
  • Aos estudantes de graduação e pós do Brasil que buscaram referências e orientações neste projeto.
  • Aos amigos-irmãos e parceiros que compartilharam dos mesmos ideais: a RP favorita Myrian Conor em seu TCC e colaborações inspiradoras, José Calazans com colaborações em posts e divulgação em seus maravilhosos projetos Camisa Nova e Pense Play, e Artur Araújo e Suzi Lacerda da querida e apaixonante Yesbil que convidaram o projeto para eventos como o Social Media Day Belém, projetos de monitoramento e cursos como a Formação de Social Media.
  • Aos profissionais e professores de outras regiões que também valorizaram e estimularam a continuidade deste projeto: Paco Llistó – que entrevistou a autora deste projeto para sua agência Midiatix, e Gutenberg Almeida, professor inspirador que carrega o recente projeto #opoderdasconexões e citou este blog em suas aulas.
  • Aos pesquisadores que citaram a pesquisa em artigos e eventos de outras áreas de pesquisa:

SAC 2.0 e Relações Públicas: Nova Era na Interação entre Empresa e Consumidor – Intercom Nordeste 2015 (Roosivelt Figuerêdo de Carvalho; Mirtes Vitoriano Torres)

Informação e Educação: Uma análise do conteúdo publicado na página da UNIT no Facebook – 4º Simpósio Internacional Educação e Comunicação UNIT 2013 (Flávia Sofia do Nascimento Brandão; Talita de Azevedo Déda)

  •  A todos que carregam o tema em seus próprios projetos, em especial aos grandes estudiosos e profissionais que são devidamente referenciados em cada publicação deste projeto, como Kotler, Martha Gabriel, Raquel Recuero, Patrícia Teixeira, Forni, Scup, E.life e tantos outros.
  • A todos os demais que se beneficiaram da pesquisa de alguma forma, aos seguidores do blog e redes sociais e aos alunos dos cursos e eventos que ofereceram generoso espaço para este projeto. Tudo fortaleceu e comprovou ainda mais a importância de desenvolver um bom relacionamento e atendimento entre empresa e consumidor.

 

 

Manifesto do Consumidor ao SAC 2.0

 

  1. Somos mais que meros consumidores geradores de lucros empresariais. Somos seres humanos com mentes, corações e espíritos.
  2. Humildade e paixão são um bom começo de um excelente trabalho.
  3. Empatia e paciência são fundamentais no atendimento ao consumidor.
  4. Afinal, SAC é a DR do relacionamento com o consumidor, quando algo não vai bem e precisa ser acertado.
  5. Entregar experiências únicas e memoráveis cria diferenciação e longevidade na relação
  6. Não tenha medo de testar, reinventar, mudar, inovar.
  7. Estamos dispostos e ansiosos por trabalhar colaborativamente pela qualidade do seu produto e serviço.
  8. E esperamos que a relação com colaboradores e parceiros também seja de uma grande família.
  9. Saber admitir erros e pedir desculpas é humano e demonstra empatia.
  10. Ir além de pedir desculpas, tomando atitudes para corrigir erros e evoluir pode melhorar nossa confiança.
  11. Transparência é fundamental na construção de confiança e relação duradoura.
  12. Preferência na recomendação, influência e reputação também são grandes ativos construídos a longo prazo.
  13. Queremos ser reconhecidos e respeitados em nossas lutas sociais e cidadãs, em nossa diversidade de gênero, cor, corpo, sexualidade, religião e tantas outras singularidades.
  14. Queremos nos ver na representação do consumo em suas campanhas de marketing. Não se trata de tomar partido ou ideologia.
  15. Queremos ter nossas demandas valorizadas e reconhecidas em pesquisas acadêmicas, acreditamos que o consumo, o ativismo e as práticas de comunicação e marketing on e off-line – ou simplesmente “onlife” – carregam grandes impactos culturais, sociais e civis.
  16. Somos mais ativos, nossas vozes têm mais poder, alcance, visibilidade e permanência em rede.
  17. Estamos em rede justamente para dialogar e nos relacionar, não para sermos passivos e robotizados.
  18. Podemos ser os melhores advogados de marca do que seus vídeos publicitários padronizados.
  19. Levamos sua marca ao topo do mercado ou ao chão em questão de segundos de compartilhamentos em rede.
  20. Nós consumimos, produzimos, participamos e influenciamos decisões de compra.
  21. Somos mais informados e conscientes de nossos direitos e deveres.
  22. E estamos buscando formas mais saudáveis, responsáveis e sustentáveis de consumo. Acompanhem-nos ou observem-nos passar à frente.
  23. Nós ditamos o tempo, o espaço e as tendências.
  24. É fascinante e importante acompanhar a velocidade das mudanças de nossas conexões desde o advento do chamado ciberespaço e era da informação.
  25. Somos a era do consumidor-cidadão. Vida longa à cibercultura.

 

 

Comments
One Response to “6 anos de #portalsac20 e um #ManifestoDoConsumidor”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Think With GoogleO Google tem uma série de estudos que podem ser usados para aulas em universidades, setores de RH e de comunicação e marketing para contribuir na formação de uma sociedade mais inclusiva e bem conectada.– Lista completa de estudos sobre Diversidade e Inclusão: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/diversidade-inclusao/–Infográfico Dossiê BrandLab – A busca por diversidade no Brasil: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/dossie-brandlab-diversidade/–Por que sua marca deveria saber o que a comunidade LGBTQIA+ espera dela: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/busca/por-que-sua-marca-deveria-saber-o-que-comunidade-lgbtqia-espera-dela/Por fim… hora de relembrar e atualizar o Manifesto do Consumidor! […]



Deixe um comentário